segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Descrição do Grupo

Descrição do Grupo

GRUPO DE ESTUDOS FOUCAULTIANOS
COORDENADORA PROFA. DRA. CRISTIANE MARINHO


O Grupo de Estudos Foucaultianos é uma linha de pesquisa do Grupo de Pesquisa Metafísica e Estética e tem o objetivo de desenvolver reflexões, discussões, material escrito (artigos, comunicações, livros), bem como estimular os alunos componentes do Grupo a preencher uma lacuna do Curso de Filosofia referente à Filosofia Contemporânea.

A metodologia seguida para o desenvolvimento das atividades do Grupo consiste em: dois encontros quinzenais; leitura e discussão das obras de Foucault e intérpretes reconhecidos pela comunidade acadêmica; seminários de apresentação do material lido; troca de idéias e estratégias por uma lista nainternet(geffoucault@yahoogrupos.com.br); atualização das principais tendências e estudos foucaultianos realizados no Brasil, como o VI Colóquio Internacional Michel Foucault- Filosofia e política – 19 a 22 de outubro de 2009 – realizado no IFCS-UFRJ, Rio de Janeiro-Brasil, que a Coordenadora participou e trouxe um bom material das discussões ali apresentadas; estímulo a participação de eventos relacionados à temática foucaultiana, como a mesa redonda Foucault, Deleuze e Guattari e as contribuições para a psicologia (http://semanapsicouece.blogspot.com/) I Semana de Psicologia da UECE – Os impasses do humano na contemporaneidade com os conferencistas: Dr. Sylvio Gadelha, Dra. Clara Vírgínia e Dra. Cristiane Marinho.

A temática predominante no presente momento está circunscrita a uma reflexão introdutória do chamado primeiro Foucault. Para tanto já foram feitas leituras, exposições e discussões sobre os livros Foucault, a ciência e o saber (Roberto Machado) e Microfísica do poder (Michel Foucault). Atualmente a obra História da loucura está norteando as atividades em torno desta temática.

Os conceitos fundamentais trabalhados nesse momento da pesquisa foram: arqueologia; genealogia; saber/poder; microfísica do poder; sujeito moderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário