sexta-feira, 19 de outubro de 2012

III COLÓQUIO DE BIOPOLÍTICA - Violência e Estado de Exceção (UFG)

 
A Faculdade de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal de Goiás - UFG, sob a coordenação do Grupo de Estudos em Biopolítica, promovem o III COLÓQUIO DE BIOPOLÍTICA – Violência e Estado de Exceção, a ser realizado entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2012, em Goiânia, Goiás. O colóquio é parte do esforço por consolidar e dar visibilidade às atividades do Grupo que, nos últimos seis anos, reúne professores e alunos da graduação e da pós-graduação (Mestrado) em Filosofia da UFG, sob a coordenação conjunta dos professores Adriana Delbó, Adriano Correia e Carmelita Felício.
A primeira edição do colóquio – “Vida e política em tempos sombrios” – foi realizada entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2010, em Goiânia, Goiás, no Campus Samambaia da UFG. A segunda edição – “Por uma vida não fascista” - teve lugar no Cine Teatro Pireneus, em Pirenópolis, Goiás, entre os dias 24 e 26 de novembro de 2011 e foi precedida de uma Mostra Biopolítica de Cinema, no Teatro do Goiânia Ouro. As duas edições do evento contaram com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras e a novidade desta terceira edição é a participação conjunta de especialistas brasileiros e estrangeiros que se ocupam com o estudo das obras de autores como Friedrich Nietzsche, Carl Schmitt, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Antonio Negri, Roberto Esposito, entre outros.
Revisitar o tema gerador do III Colóquio de Biopolítica – Violência e estado de exceção – é ao mesmo tempo um convite à releitura das obras desses pensadores e uma oportunidade de aprofundar a discussão de problemas candentes que se encontram alojados no coração da política contemporânea. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário