Filosofia da Diferença Deleuzeana na Filosofia da
Educação no Brasil Ou
Para Uma (Não) - Teoria Da Quebradura Da Vara.
Para Uma (Não) - Teoria Da Quebradura Da Vara.
Dia 28, sábado, 16h
Duração:
240min
Local: Rua
Floriano Peixoto, 941 - Centro Fortaleza - CE
Expositora:
Profª. Drª. Cristiane Marinho. Professora da Graduação e Pós-Graduação na
Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-Doutora em Filosofia da Educação
pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em Educação pela
Universidade Federal do Ceará (UFC).
Aqui se denomina a influência da filosofia da diferença deleuzeana
no Brasil de (não)-teoria da quebradura da vara, pois não tem a pretensão de
sistematicidade, do todo, de Universalidade, de verdade a ser descoberta e
revelada etc. E, mais importante, deixa de existir a ideia de um centro
verdadeiro, de um fundamento a ser defendido e buscado, pois a própria ideia da
curvatura da vara, mesmo na perspectiva de se ir além dela, implica a
existência de um fundamento, de um centro que sempre deve ser buscado ou servir
de referência. Trata-se, portanto, perseguindo a metáfora, de quebrar a vara,
de não ter um centro irradiador a ser seguido, a ser ultrapassado ou que seja
balizador do movimento. Daí a expressão (não)-teoria da quebradura da vara para
a inspiração da filosofia da diferença deleuzeana na Filosofia da Educação no
Brasil.
Nesta edição do programa Conversas Filosóficas será discutida a
emergência da filosofia da diferença deleuzeana no Brasil e sua posterior
intercessão na Filosofia da Educação em terras brasileiras, sendo destacados
quatro nomes representativos dessa fonte de inspiração deleuzeana: Tomaz Tadeu,
Daniel Lins, Walter Kohan e Sílvio Gallo. A apresentação do pensamento desses
filósofos será realizada lançando mão de textos significativos dessa
intercessão deleuzeana em suas produções. Compareça.
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