Curso que será ministrado pelo Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF-UECE)
Período: 09, 10 e 11 de Abril de 2012
Horário: 14:00 às 16:00
Carga Horária: 8horas/aula
Local: Auditório do Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará
Endereço: Avenida Luciano Carneiro, 345. Fortaleza-CE/Brasil
Objetivo:
Segundo Michel Foucault (1926 – 1984) é possível perceber no século XVIII um translado entre duas formas distintas de organização da sociedade: do poder soberano para a sociedade disciplinar. Essa modificação é acompanhada da implantação do que Foucault chamou de “dispositivo da sexualidade” que articula a um só tempo corpo, saber e poder.
Percebe-se que, muito longe de ser reprimido, o sexo foi posto em discurso, analisado, utilizado por vários registros, incitado, tornando-se um instrumento importantíssimo e indispensável. Entender como o dispositivo da sexualidade constrói o sexo como instância de controle dos corpos na atualidade, é a motivação deste trabalho.
Bibliografia:
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad. Ingrid Muller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1989.
______________, História da Sexualidade: A Vontade de Saber. São Paulo: Graal, 2010.
VASCONCELOS, José Gerardo. JUNIOR, Antonio Germano Magalhães. Um dispositivo chamado Foucault. Fortaleza: Editora Gráfica LCR, 2002.
VEYNE, Paul. Foucault: Seu pensamento, sua pessoa. Trad. Marcelo Jacques de Morais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.