segunda-feira, 9 de julho de 2012

Filosofia da Diferença Deleuzeana na Filosofia da Educação no Brasil (Conversas Filosóficas - Banco do Nordeste do Brasil)


Filosofia da Diferença Deleuzeana na Filosofia da Educação no Brasil Ou
Para Uma (Não) - Teoria Da Quebradura Da Vara.

Dia 28, sábado, 16h
Duração: 240min
Local: Rua Floriano Peixoto, 941 - Centro  Fortaleza - CE

Expositora: Profª.  Drª. Cristiane Marinho. Professora da Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pós-Doutora em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Aqui se denomina a influência da filosofia da diferença deleuzeana no Brasil de (não)-teoria da quebradura da vara, pois não tem a pretensão de sistematicidade, do todo, de Universalidade, de verdade a ser descoberta e revelada etc. E, mais importante, deixa de existir a ideia de um centro verdadeiro, de um fundamento a ser defendido e buscado, pois a própria ideia da curvatura da vara, mesmo na perspectiva de se ir além dela, implica a existência de um fundamento, de um centro que sempre deve ser buscado ou servir de referência. Trata-se, portanto, perseguindo a metáfora, de quebrar a vara, de não ter um centro irradiador a ser seguido, a ser ultrapassado ou que seja balizador do movimento. Daí a expressão (não)-teoria da quebradura da vara para a inspiração da filosofia da diferença deleuzeana na Filosofia da Educação no Brasil. 

Nesta edição do programa Conversas Filosóficas será discutida a emergência da filosofia da diferença deleuzeana no Brasil e sua posterior intercessão na Filosofia da Educação em terras brasileiras, sendo destacados quatro nomes representativos dessa fonte de inspiração deleuzeana: Tomaz Tadeu, Daniel Lins, Walter Kohan e Sílvio Gallo. A apresentação do pensamento desses filósofos será realizada lançando mão de textos significativos dessa intercessão deleuzeana em suas produções. Compareça.

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