I Círculo de Palestras Foucaultianas


I Círculo de Palestras Foucaultianas – Um percurso através da filosofia de Michel Foucault



O I Círculo de Palestras Foucaultianas: um percurso através da  filosofia de Michel Foucault, foi realizado de 25 a 28 de setembro de 2012, sob a organização do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF) e do Curso de Filosofia da UECE, e intercedeu nas reflexões contemporâneas a partir do pensamento foucaultiano. As atividades desse encontro foram desenvolvidas através de palestras e mesas redondas , abordando uma multiplicidade de enfoques tais como: moral, corpo, educação e o pensamento deleuzeano. Agradecemos a todos que se fizeram presente.

Folder com a Programação



Vídeos das Palestras

Palestra do dia 26/09/2012
Título: Agenciamentos Foucault-Deleuze (Parte I e II)
Palestrantre: Profª Msª Roberta Damasceno (UFC) 
 




Palestra do dia 26/09/2012
Título: Agenciamentos Foucault-Deleuze (Parte III, IV, V e Final)
Palestrantre:Profª Drª Ada Kroef



 


Palestra do dia 28/09/2012
Título: Foucault e a Educação 
Palestrantes:  Prof. Dr. Dorgival Fernandes (UFCG) e Prof. Dr. Sylvio Gadelha (UFC)



Registro Fotográfico











18 comentários:

  1. O link do folder com a programação não está funcionando

    ResponderExcluir
  2. O link foi corrigido, caso apresente problemas novamente é só avisar.

    ResponderExcluir
  3. Como faço pra conhecer e quem sabe participar do grupo? Me interessei muito, mas infelizmente moro em Brasilia!

    ResponderExcluir
  4. Você pode entrar em contato conosco através do grupo virtual do facebook, através desse ambiente podemos diminuir essa distância.

    ResponderExcluir
  5. Minha tese de doutorado, ora em andamento pela UNESP-ASSIS, tem como referencial as obras de Foucault e Ranciére e reconstitui analogicamente a produção do homem moderno e os dispositivos de produção do homem brasioleiro. Faz uma revisita ao acontecimento que produziu a possibilidade da independencia, o deslocamento a partir de 1830. parto daí para discutir as primeiras décadas do século XX, principalemte a partir da segunda década e daí da invenção do interior na constituição da brasilidade. Tudo isso para trabalhar a emergência das instituições que tinham como função garantir a implantação e manutenção dessas positividades frutos dos mecanismos virtualização/verticalização como dispositivos de implantação do Estado liberal e de sua economia política. daí o papel do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Minha defesa será em agosto de 2013 na UNESP-Campus de Assis.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de participar, caso haja interesse, de algum evento em que possa comunicar meu trabalho de pesquisa e sobre o tema da minha pesquisa. Abraços do Odemar Leotti. Em tempo: sou professor assistente da UFMT-Campus de Rondonópolis-MT. Atualmente estou licenciado para doutoramento na UNESP-Campus de Assis-SP.

    ResponderExcluir
  7. Olá Odemar!
    por favor nos envie um e-mail com o seu contato, o nosso e-mail é gef_foucault@yahoo.com.br
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Prezada Clícia,
    o não recebimento do e-mail com a confirmação no período de 48h.

    ResponderExcluir
  9. É possível apenas assistir às palestras sem receber certificação -- uma vez que as inscrições estão encerradas?

    ResponderExcluir
  10. Prezado Herley,
    você será muito bem recebido na apreciação das palestras.

    ResponderExcluir
  11. NA DESCRIÇÃO DO EVENTO:
    "As atividades desse encontro serão desenvolvidas através de palestras e mesas redondas , abordando uma multiplicidade de enfoques tais como: moral, corpo, educação e o pensamento deleuzeano."
    Deleuze?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá boa tarde.

    Gostaria de saber como obtenho o certificado de participação no evento.
    Obg!

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu também gostaria de saber quando serão enviados os certificados. Acredito que meu e-mail não esteja na lista de vocês, pois eu nem sequer havia recebido a confirmação da inscrição, embora depois uma das organizadoras tenha me confirmado a inscrição pelo Facebook. Estive presente todos os dias e assinei a lista de presença. Meu e-mail é cristianesampaio19@gmail.com. Por favor, deem um retorno...

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá meu nome é silvana sou do curso de pedagogia da universidade federal de Rondonia faço parte de um grupo de pesqusa foucault.

      Excluir
  15. Olá,meu nome é Ducielma do curso de Licenciatura em filosofia, o tema do meu trabalho de Conclusão de Curso é: O Biopoder na concepção de Michel Foucault: O poder do estado no controle da sociedade. gostaria de saber como faço pra baixar alguns livros que não tenho, pois não estou conseguindo.

    ResponderExcluir
  16. Olá,meu nome é Ducielma do curso de Licenciatura em filosofia, o tema do meu trabalho de Conclusão de Curso é: O Biopoder na concepção de Michel Foucault: O poder do estado no controle da sociedade. gostaria de saber como faço pra baixar alguns livros que não tenho, pois não estou conseguindo.

    ResponderExcluir
  17. Boa Noite!

    Alguém pode informar se esse grupo de estudos ainda existe? Fiquei muito admirado com a riqueza de materiais do blogger, porém poucos podem ser baixados (erro nos links).

    Meu contato: paulohsantos0002@gmail.com

    ResponderExcluir