sexta-feira, 19 de outubro de 2012

III COLÓQUIO DE BIOPOLÍTICA - Violência e Estado de Exceção (UFG)

 
A Faculdade de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado) da Universidade Federal de Goiás - UFG, sob a coordenação do Grupo de Estudos em Biopolítica, promovem o III COLÓQUIO DE BIOPOLÍTICA – Violência e Estado de Exceção, a ser realizado entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2012, em Goiânia, Goiás. O colóquio é parte do esforço por consolidar e dar visibilidade às atividades do Grupo que, nos últimos seis anos, reúne professores e alunos da graduação e da pós-graduação (Mestrado) em Filosofia da UFG, sob a coordenação conjunta dos professores Adriana Delbó, Adriano Correia e Carmelita Felício.
A primeira edição do colóquio – “Vida e política em tempos sombrios” – foi realizada entre os dias 06 e 08 de dezembro de 2010, em Goiânia, Goiás, no Campus Samambaia da UFG. A segunda edição – “Por uma vida não fascista” - teve lugar no Cine Teatro Pireneus, em Pirenópolis, Goiás, entre os dias 24 e 26 de novembro de 2011 e foi precedida de uma Mostra Biopolítica de Cinema, no Teatro do Goiânia Ouro. As duas edições do evento contaram com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras e a novidade desta terceira edição é a participação conjunta de especialistas brasileiros e estrangeiros que se ocupam com o estudo das obras de autores como Friedrich Nietzsche, Carl Schmitt, Walter Benjamin, Hannah Arendt, Michel Foucault, Giorgio Agamben, Antonio Negri, Roberto Esposito, entre outros.
Revisitar o tema gerador do III Colóquio de Biopolítica – Violência e estado de exceção – é ao mesmo tempo um convite à releitura das obras desses pensadores e uma oportunidade de aprofundar a discussão de problemas candentes que se encontram alojados no coração da política contemporânea. 
 

domingo, 14 de outubro de 2012

Séminaire "Avec Foucault" - Lille 3 2012-2013 (França)




Seminário organizado por Philippe Sabot (Lille 3 / UMR « Savoirs, textes, langage »)
Este seminário foi concebido para desenvolver as atividades do grupo de trabalho "Avec Foucault", em 2012. É parte do processo contínuo de apresentação de trabalho em andamento para permitir que os pesquisadores que trabalham com ou mesmo a partir de Foucault, para comparar suas pesquisas. Mas é também uma oportunidade de criar, dentro deste espaço foucaultiano, uma pesquisa coletiva, um espaço de trabalho para a  problematização dos conceitos foucaultianos: o conhecimento, a verdade, a sexualidade...

Séminaire organisé par Philippe Sabot (Lille 3 / UMR « Savoirs, textes, langage »)
Ce séminaire est destiné à développer les activités menées au sein du groupe de travail « Avec Foucault » en 2012. Il s’agit d’une part de poursuivre la démarche de présentation de travaux en cours afin de permettre aux chercheurs travaillant sur, avec ou même à partir de Foucault, de confronter leurs recherches. Mais il s’agit d’autre part de créer, au sein même de ce collectif de recherches foucaldiennes, un espace de travail et de problématisation des concepts foucaldiens, interrogés à partir de sites précis : le savoir, la vérité, le sujet, la sexualité, l’histoire, la fiction…

Programme des séances

Jeudi 18 octobre, 16h-18h  - Philippe Sabot (Lille 3 / UMR STL) : Foucault, Merleau-Ponty et la phénoménologie.
Jeudi 15 novembre, 17h-19h - Lucien Vinciguerra (Lille 3 / UMR STL) : Foucault et les mathématiques. A partir des Mots et les choses. 
Jeudi 29 novembre, 16h-18h - Daniele Lorenzini (Université Paris Est -Créteil / EA « Lettres Idées Savoirs ») : Le concept de « régimes de vérité » entre épistémologie, éthique et politique.
Jeudi 13 décembre, 16h-18h  - Julie Mazaleigue Labaste (UPJV Amiens / Centre d’Histoire des Sociétés, des Sciences et des Conflits) : Foucault et Sade : sur, contre, avec Sade ?
Jeudi 17 janvier, 16h-18h  - Dork Zabunyan (Lille 3 / CEAC) : Foucault et le cinéma : faire passer de l’histoire.
Jeudi 31 janvier , 16h-18h - Ivan Ponton (Lille 3 / UMR STL) : Le dispositif de sexualité.
Jeudi 7 mars, 16h-18h - Philippe Chevallier (BNF Paris) : Foucault et le christianisme.
Jeudi 28 mars, 16h-18h - Stéphane Zygart (Lille 3 / UMR STL) : sur Le Pouvoir psychiatrique.
Jeudi 11 avril, 16h-18h - Luca Paltrinieri (CIRP / CIEPFC ENS-Paris ): L’usage de la fiction chez Foucault (histoire, littérature, politique).

Local:  l'université Lille 3 - UMR (Bât. B, B4. 146) 
             Universidade de Lille 3 (Edifício B, B4 146.)